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Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa


Dirigentes

Presidente do Conselho Diretivo – Teresa Maria da Silva Sustelo de Freitas

Diretora Clínica – Teresa Isabel Lousada Brito Mota

Enfermeiro Diretor – Eduardo Jorge Delgado Catarino

Vogal Executiva – Maria Fernanda Moreira dos Santos Silva

 

Presta cuidados especializados de psiquiatria e de saúde mental à população adulta.

Teresa Maria da Silva Sustelo de Freitas
Teresa Maria da Silva Sustelo de Freitas
Presidente do Conselho Diretivo
Contactos

Avenida do Brasil, n.º 53,
1749-002 Lisboa

Telefone
217917000

Fax
217952989

E-mail
administracao@chpl.min-saude.pt

Website
http://www.chpl.min-saude.pt/


  • Missão

    Garantir à população adulta, da sua área de influência direta e indireta, o acesso a cuidados especializados de psiquiatria e de saúde mental, em tempo oportuno, de forma integrada, prestados por equipas multidisciplinares qualificadas, visando garantir com sustentabilidade as respostas que os cidadãos adultos portadores de doença mental necessitam em todo o seu ciclo de doença.

     

    Atribuições

    • A prestação de cuidados inclui o internamento de doentes agudos residentes na área de influência do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL);
    • Desenvolvimento de redes de serviços locais organizadas por setores geodemográficos, com áreas funcionais de consultas externas e de intervenção comunitária;
    • Desenvolvimento de programas de reabilitação adaptados às necessidades específicas dos doentes residentes, promovendo a sua desinstitucionalização;
    • Organização da prestação de serviços de âmbito regional a todo o sul do país, designadamente o internamento na psiquiatria forense e o internamento de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, numa unidade partilhada com o Serviço de Pedopsiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central;
    • Disponibiliza áreas de intervenção específica – electroconvulsivoterapia, neurofisiologia, psicoterapias especializadas, etc., para as quais, atendendo à especificidade e racionalidade na distribuição de recursos, não sejam justificáveis valências ao nível local;
    • Dada a dimensão da sua área de influência, a prestação de cuidados de psiquiatria e saúde mental encontra-se repartida por seis serviços de internamento, consultas externas, áreas e hospitais de dia e demais programas e atividades ambulatórias nas instalações do CHPL e na comunidade, fora do espaço físico do CHPL;
    • Atendimento psiquiátrico de urgência no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

     

    Legislação

    Portaria n.º 1373/2007 – Diário da República n.º 202/2007, Série I de 2007-10-19 – Cria o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

    Despacho n.º 2343/2020 – Diário da República n.º 35/2020, Série II de 2020-02-19 – Designa os membros do conselho diretivo do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

    Data de Atualização: 16-07-2020
  • CHPLOrganograma_07_2019
    Data de Atualização: 16-07-2020
  • Caracterização da Entidade Ficha Síntese da Entidade Estatutos Função Acionista e de Tutela Modelo de Governo/Membros dos Órgãos Sociais Princípios de Bom Governo Código de Conduta Ética Regulamento Interno Regulamento de Comunicação Interna de Irregularidades Contrato-Programa Relatório e Contas Planos de Atividades Relatórios de Atividades Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Relatório de Acesso Relatório de Controlo Interno Relatório do Serviço de Auditoria Interna Esforço Financeiro Público Informação Financeira Histórica e Atual Relatório de Gestão Orientações de Gestão Relatório da Qualidade e Segurança Contratos Públicos Sustentabilidade Ambiental
  •  

    1. Modelo de Certificação/Acreditação

    Departamento/Serviço/Unidade Cumprimento (%) Nível Data de Certificação Validade do Certificado
    Serviço de Psiquiatria Geral e Transcultural

    Acreditado pelo Comité de Certificação do Departamento de Qualidade na Saúde da DGS, Modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia)

    45,28% BOM 09/06/2016 09/06/2021
    Serviço Regional de Psiquiatria Forense

    Acreditado pelo Comité de Certificação do Departamento de Qualidade na Saúde da DGS, Modelo ACSA

    45,28% BOM 09/06/2016 09/06/2021

     

    2. Prémios, Distinções e Iniciativas de Reconhecimento

    A Agência Nacional ERASMUS+ atribuiu uma classificação de 95 pontos, em 100 possíveis, ao Relatório Final do Projeto Dignity & Well Being – Exchange for Changing, um projeto europeu de oito países, coordenado pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, pelos especialistas António Bento e Elias Barreto. A ERASMUS+ considerou este projeto como uma Boa Prática (documento – em inglês).

    3. Avaliação da Satisfação (Interna- Colaboradores, Profissionais / Externa- Utentes, Utilizadores)

     

    Índice de Satisfação Global dos Inquéritos aplicados em 2019:

     

    Serviço

     

    Índice de satisfação / Insatisfação dos utentes

     

    Índice de satisfação / Insatisfação dos profissionais

     

    Clínica 1

    Satisfação – 88%
    Insatisfação – 6%

    Satisfação – 72%
    Insatisfação – 24%

    Clínica 3

    Satisfação – 90%
    Insatisfação –10%

    Satisfação – 93%
    Insatisfação – 7%

    Clínica 4

    Satisfação – 100%
    Insatisfação – 0%

    Satisfação – 89%
    Insatisfação – 11%

    SRPF

    Satisfação – 64%
    Insatisfação – 32%

    Satisfação – 78%
    Insatisfação – 17%

    Mafra Espaço Saúde Mental e Ocupacional (MESMO)

    Satisfação – 94%
    Insatisfação – 0%

    Não houve aplicação aos profissionais

     

    Serviço Psiquiatria Geriátrica:

     

    Serviço

     

    Índice de satisfação / Insatisfação dos utentes

     

    Índice de satisfação / Insatisfação dos profissionais

     

    Clínica 2

    Satisfação – 100%
    Insatisfação – 0%

    Satisfação – 88%
    Insatisfação – 13%

    Unidade Diagnóstico e Intervenção (UDI)

    Satisfação – 88%
    Insatisfação – 0%
    Não respondeu – 13%

    Satisfação – 100%
    Insatisfação – 0%

    Consulta Externa

    Satisfação – 100%
    Insatisfação – 0%

    Satisfação – 100%
    Insatisfação – 0%

     

     

    4. Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)

    5. Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança

    Consulte:
    Relatório de Atividades e Plano de Melhoria da Comissão da Qualidade e Segurança.
    Regulamento da Comissão da Qualidade e Segurança

    6. Relatório de Auditoria Interna

    Consulte aqui.

    7. Elogios, Sugestões e Reclamações

    Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa 
    Ano de 2019 – 225 processos

    Tema %
    Acesso a cuidados de saúde 11,1%
    Cuidados de saúde e segurança do doente 16,4%
    Elogio/Louvor 11,9%
    Focalização no utente 14,8%
    Instalações e serviços complementares 4,1%
    Outros Temas 6,6%
    Procedimentos administrativos 20,1%
    Sugestão 7,0%
    Tempos de espera 4,9%

     

    NOTA: Compete à Entidade Reguladora da Saúde a apreciação e monitorização do seguimento dado pelos prestadores de cuidados de saúde às reclamações, sugestões e elogios de que são objeto (Decreto-Lei n.º 126/2014, de 22 de agosto): ERS > Atividades de Regulação.

    8. Avaliação da Cultura de Segurança do Doente

    Avaliação da Cultura de Segurança do Doente da Instituição Média Nacional da Avaliação da Cultura de Segurança do Doente
    20,9% 18,4%

     

    9. Comissões da Qualidade e Segurança

    Nomes Cargos
    Enf.º Eduardo Jorge Delgado Catarino Enfermeiro Diretor e Presidente da Comissão
    Dr.ª Teresa Veríssimo Administradora Hospitalar e Coordenadora do Gabinete de Gestão da Qualidade
    Dr.ª Sara Jesus Ferreira Silva Alexandre Técnica Superior de Farmácia e Coordenadora do Grupo Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos
    Enf.ª Anabela Nogueira Enfermeira Especialista e Gabinete de Gestão da Qualidade
    Dr.ª Maria Leonor Gomes Araújo Queiroz Assistente Graduada Hospitalar de Psiquiatria
    Dr.ª Helena Maria Bento de Campos Técnica Superior de Serviço Social e Coordenadora do Gabinete do Cidadão
    D. Maria Emília Ramos Tabuada Amaral Coordenadora Técnica da Gestão de Doentes

     

    10. Processos Assistências Integrados

    11. Indicadores da Qualidade

    Indicador Valor da Instituição (2019) Valor Médio Nacional (2018)
    Notificação de úlceras por pressão 4  41
    Notificação de quedas 27  45
    Notificação de incidentes cirúrgicos  0  24 *
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos LASA  0  9*
    Notificação de incidentes relacionados com medicamentos de alerta máximo  0 6*
    Notificação de casos de indevida identificação de doentes  0  80
    Total de notificações registadas no sistema de Notificação de Incidentes (notific@)  256  131

     

    12. Iniciativas de Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação

    1 –  Portal «Saúde Mental» (www.saudemental.pt) : Foi desenhado como um espaço de informação clara e compreensível, em língua portuguesa e para a população em geral sobre a Saúde Mental. Fornece informação e esclarecimento sobre os sinais e sintomas do adoecer mental, facilitando o seu reconhecimento e a procura atempada de cuidados adequados. Pretende também ser uma ferramenta de divulgação e promoção de estilos de vida saudáveis.

    2 – Diário de Quarentena «Bem-estar em Tempo de Isolamento Social»:  Está planeado para acompanhar o utente, diariamente e semanalmente, visando a monitorização e manutenção da estabilidade clínica, prevenindo recaídas / reinternamentos. Para saber mais, consulte: CHPL > Diário de Quarentena

    3 – Núcleo de Literacia em Saúde Mental do CHPL:  Constituído em 2015, o grupo de trabalho desenvolve ações e parcerias com o objetivo de promover a difusão de informação e conhecimentos sobre a saúde e doença mental e combater o estigma associado. Mais informação em: CHPL > Núcleo de Literacia

    13. Investigação Clínica

    Data de Atualização: 21-05-2020
  • Informação relativa a:

    Consultas Externas CHPL > Ambulatório > Consultas Externas
    Internamento CHPL >Internamento > Acesso a Internamento
    Psiquiatria Comunitária CHPL > Psiquiatria Comunitária > Informação

    Urgência Psiquiátrica

    Localização:
    Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – Hospital de São José; Rua José António Serrano, 1150-199 Lisboa

    Contactos:
    Telefone: 21 884 10 00

    O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa assegura a Urgência da especialidade de Psiquiatria no serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (Hospital de São José), sendo as equipas constituídas por recursos humanos do CHPL.

    A Urgência de Psiquiatria faz parte da Urgência Metropolitana da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

    Gabinete do Cidadão

    Localização:
    Pavilhão 20

    Contactos:
    Telefone: 217 917 000 – Extensão 1240

    Horário:
    Dias Úteis – das 9 às 17 horas

    Data de Atualização: 23-04-2020
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