Concurso de Recrutamento MF, Julho 2016
Terminou hoje, dia 15 de julho de 2016, o processo de escolha dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) por parte dos médicos de medicina geral e familiar (MGF) oponentes ao procedimento concursal conducente ao recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente, da área de medicina geral e familiar que se iniciou através do e que teve por base o Despacho 7709-A/2016 de 9 de Junho e a Retificação 639-A/2016 de 14 de Junho.
O concurso visa o preenchimento de 338 postos de trabalho para a categoria de assistente da área de Medicina Geral e Familiar, da carreira especial médica ou da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de entidade pública empresarial, integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Pela primeira vez foi simplificado o processo de recrutamento de médicos de família, sendo a fase das entrevistas, até agora obrigatória, abolida do procedimento concursal. Foi informada também, pela primeira vez e para consulta pública, a previsão da distribuição das 338 vagas por unidade funcional (USF e UCSP) dentro de cada ACES. Estas medidas pretendem estimular a eficiência, o rigor e a transparência do SNS.
A distribuição das vagas que foram colocadas a concurso podem ser consultadas aqui:
- Vagas por Unidade Funcional (USF / UCSP).
- Gráfico de distribuição das Vagas por Unidade Funcional (USF / UCSP).
Foram assim identificados todos os locais onde os médicos de família serão colocados, tornando o processo de recrutamento de pessoal médico da área da Medicina Geral e Familiar mais inovador, célere e transparente.
O processo final de escolha e afectação às respectivas unidades funcionais dentro de cada ACeS deverá decorrer de acordo com a recomendação que pode consultar aqui.
A abertura deste concurso nacional vem dar cumprimento a um dos objetivos prioritários do atual Ministério da Saúde, que passa pela atribuição de um médico de família para todos os cidadãos portugueses.
Para saber mais sobre a candidatura e esclarecer dúvidas, consulte as informações disponibilizadas aqui.
De acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde, para as 338 vagas publicitadas, candidataram-se nesta fase 290 candidatos tendo sido excluídos 8. Dos 282 médicos aceites manifestaram a sua opção de escolha por ACeS, no conjunto das vagas publicitadas, 276 candidatos.
Podemos desta forma concluir e anunciar que iremos assistir dentro das próximas semanas a um forte incremento na taxa de cobertura assistencial da população relativamente a médicos de família e equipas de saúde familiar.
As 338 vagas distribuem-se, geograficamente, da seguinte forma:
- Norte – 68
- Centro – 54
- Lisboa e Vale do Tejo – 175
- Alentejo – 11
- Algarve – 30
Como se constata facilmente Lisboa e Vale do Tejo é a zona com mais vagas pela razão óbvia de ser a região com mais carências.
A segunda fase deste concurso decorrerá entre outubro e novembro do presente ano.
Para saber mais, consulte:
Administração Central do Sistema de Saúde – http://www.acss.min-saude.pt/
Veja também:
- Decreto-Lei n.º 24/2016 – Diário da República n.º 110/2016, Série I de 2016-06-08– PDF – 132 Kb
Saúde
Estabelece um regime especial e transitório para admissão de pessoal médico, na categoria de assistente, da carreira especial médica e da carreira médica das entidades públicas empresariais integradas no Serviço Nacional de Saúde - Despacho n.º 7709-A/2016 – Diário da República n.º 111/2016, 1º Suplemento, Série II de 2016-06-09 – PDF – 212 Kb
Saúde – Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde
Identifica como carenciados na área de Medicina Geral e Familiar os serviços e estabelecimentos de saúde que constam do quadro anexo, tendo em vista a abertura de procedimento concursal para celebração de contratos de trabalhos, no cumprimento do Decreto-Lei n.º 24/2016, de 8 de junho