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Telefonemas não atendidos vão ser encaminhados para SNS 24.

Os telefonemas dos utentes para os centros de saúde que não sejam atendidos vão passar a ser encaminhados para uma central, que regista o motivo da ligação e dá seguimento ao assunto.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde reconheceu, em entrevista à Lusa, que por vezes é muito difícil os utentes contactarem por telefone o seu centro de saúde. «É uma necessidade básica e não está a ser cumprida (…) Não é adequado alguém ligar e ninguém atender», disse Fernando Araújo.

O governante considera que a contratação de mais recursos humanos para os centros de saúde para esta situação específica pode não ser o mais adequado e adianta que o centro de contacto SNS 24 está a estudar uma forma de passar a receber estas chamadas não atendidas nas unidades de saúde. «Está neste momento a ser estudada a forma de desenvolver [esta medida] e espero que ocorra muito em breve, ainda em 2018», afirmou.

Quando um utente ligar para o seu centro de saúde e não for atendido, a chamada será reencaminhada, ao fim de algum tempo, para uma operadora, que ficará com os dados e questões colocadas, no sentido de se voltar a contactar o doente, se necessário, explicou Fernando Araújo.

O governante admitiu ter relatos das dificuldades que muitos utentes têm em ser atendidos por telefone nos centros de saúde e disse que o Ministério da Saúde não esconde a situação.

Fonte: LUSA

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