sns-container
SNS-Print

Urologista do Centro Hospitalar de Leiria integra equipa que venceu.

O urologista Frederico Furriel é um dos membros da equipa vencedora da Bolsa de Investigação 2019 da Associação Portuguesa de Urologia.

A bolsa atribui o valor de 10 mil euros para o desenvolvimento do projeto «Uma nova abordagem para potenciar a imunoterapia no cancro da bexiga avançado – a inibição da via da adenosina», em cujos estágios de avaliação inicial poderão participar doentes seguidos no Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Frederico Furriel, que integrou a equipa do Serviço de Urologia do CHL em 2015, explica que «o projeto pretende avaliar uma das estratégias que pensamos que os tumores da bexiga utilizam para escapar ao sistema imunitário, permitindo o seu crescimento descontrolado. O nosso trabalho no âmbito deste projeto irá, em primeiro lugar, avaliar a atividade do sistema inibitório da adenosina em doentes submetidos a cirurgia, e posteriormente experimentar em ratinhos vários fármacos para tentar contrariar esta estratégia tumoral, avaliando o impacto que têm sobre o crescimento da neoplasia».

Visite:

Centro Hospitalar de Leiria – Notícias

Voltar

Últimas Notícias

A iniciativa insere-se num conjunto de visitas às entidades da Saúde
13/11/2019
Jovens participam em ação de mass training no Médio Tejo.
13/11/2019
Hospital de Guimarães dinamiza atividades junto da comunidade.
13/11/2019