sns-container
40anos SNS
SNS-Print

Ministros de Saúde da União Europeia debatem coronavírus.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participa hoje, dia 13 de fevereiro, em Bruxelas, na reunião de ministros da Saúde da União Europeia (UE) do Conselho de Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO), dedicada ao surto do novo coronavírus (COVID-19).

No encontro foram abordadas questões relativas à cooperação e partilha de informação entre os Estados Membros, bem como à articulação entre agências e organizações internacionais, nomeadamente a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Além disso, foi referida a mais-valia do desenvolvimento de ações conjuntas, nomeadamente ao nível do fornecimento de medicamentos e equipamentos de proteção.

O novo coronavírus (Covid-19) foi detetado em dezembro do ano passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), localidade entretanto colocada sob quarentena.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Voltar

Últimas Notícias

INEM encaminhou 676 doentes com enfarte agudo do miocárdio.
21/02/2020
O novo centro de saúde serve uma população de 6.000 habitantes.
20/02/2020
Aplicação de prescrição médica com mais de 213.000 receitas no primeiro ano.
20/02/2020