sns-container
40anos SNS
SNS-Print

Portugal no 22.º lugar do ranking entre 180 países do mundo.

O estudo internacional A Future for the World’s Children? (Um futuro para as crianças do mundo?), divulgado pelo jornal britânico especializado em saúde The Lancet, revela que Portugal surge no 22.º lugar entre 180 países do mundo no que respeita ao desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.

A Organização Mundial da Saúde, a UNICEF e a The Lancet criaram um ranking, através de uma comissão com mais de 40 especialistas em saúde de crianças e adolescentes de todo o mundo, que pretende traduzir o estado da saúde infantil e de bem-estar, que mede as condições fundamentais para as crianças prosperarem.

Nesse ranking, Portugal surge em 22.º lugar, numa tabela liderada pela Noruega, Coreia do Sul e pelos Países Baixos. Segue-se França, Irlanda, Dinamarca, Japão, Bélgica, Islândia, Reino Unido e Luxemburgo. Atrás de Portugal ficaram países como a Itália, Israel, Polónia ou Nova Zelândia.

Portugal obteve uma pontuação de 0,90 no nível que conjuga possibilidade de sobrevivência e prosperidade, quando a pontuação máxima é 1. Contudo, o máximo atribuído foi 0,95, pontos conquistados por apenas cinco países.

De acordo com o relatório, “o objetivo final dos objetivos do desenvolvimento sustentável é garantir que todas as crianças são capazes de se desenvolver e levar vidas felizes e significativas, agora e no futuro”.

O relatório destaca que nenhum dos 180 países analisados apresenta bom desempenho nos três indicadores: desenvolvimento saudável para as crianças, sustentabilidade e equidade.

Consulte:

The LancetA future for the world’s children? A WHO–UNICEF–Lancet Commission (em inglês)

Voltar

Últimas Notícias

Espaço visa apoiar cidadãos e profissionais que trabalham em CAD.
31/03/2020
OMS alerta novamente para risco de falsa segurança por uso de máscara
31/03/2020
ULSAM disponibiliza primeiro centro de diagnóstico móvel no distrito
31/03/2020