sns-container
40anos SNS
SNS-Print

DGS recomenda reforço da higiene pessoal na convalescença.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda um reforço da higiene após a saída do isolamento por causa do risco de o vírus sair pelas fezes de doentes em fase de convalescença, particularmente nas crianças.

“Devido à crescente evidência de excreção do vírus através das fezes de doentes em fase de convalescença, particularmente nas crianças, recomenda-se um reforço da higiene pessoal após libertação do isolamento”, aconselha a DGS.

Na orientação divulgada, dirigida aos profissionais do sistema de saúde, a DGS diz ainda que as pessoas sujeitas a isolamento por causa do novo coronavírus só podem ser libertadas dessa condição depois de não apresentarem quaisquer sintomas e de as amostras do trato respiratório serem negativas.

Na nota, a autoridade de saúde explica ainda que os critérios para a declaração completa da eliminação do vírus e resolução da doença Covid-19 implicam pelo menos duas amostras negativas do trato respiratório superior, colhidas com um intervalo de 24 horas.

Nesta orientação, a DGS informa que todas as amostras duvidosas ou que necessitem de análise complementar devem ser enviadas ao Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios do Departamento de Doenças Infeciosas, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Para saber mais, consulte:

DGS > Covid-19 > Orientações

Voltar

Últimas Notícias

Espaço visa apoiar cidadãos e profissionais que trabalham em CAD.
31/03/2020
OMS alerta novamente para risco de falsa segurança por uso de máscara
31/03/2020
ULSAM disponibiliza primeiro centro de diagnóstico móvel no distrito
31/03/2020