sns-container
SNS-Print
idosos a falar

Lares sem licenciamento também vão ser testados. SES garante tratamento igual.

O Secretário de Estado da Saúde (SES) disse esta terça-feira, dia 7 de abril, que testes para Covid-19 a idosos e funcionários dos lares vão abranger também as instalações ilegais, a partir de uma lista que terá de ser fornecida pela Segurança Social.

«As pessoas que estão nos lares ilegais são para nós iguais às pessoas que estão nos lares legais. Claro que serão testados, mas quem tem de fazer a diferenciação, porque nós não os conhecemos, é a segurança social», afirmou António Lacerda Sales na conferência de imprensa diária sobre a pandemia por Covid-19.

Capacidade de testagem nos lares de idosos

Sobre a capacidade de testagem nos lares de idosos, o Subdiretor-Geral da Saúde anunciou que já está disponível no site da Direção-Geral da Saúde (DGS) uma nova norma orientadora.

«É uma preocupação para nós a situação dos lares, tendo em conta que é uma população de risco. Fizemos algumas atualizações à orientação prévia que responde às necessidades de fazer mais testes e sempre que existem suspeitos ou casos confirmados tentarmos caracterizar a população dentro do lar», afirmou Diogo Cruz.  

A nova orientação da DGS, acrescentou, vai no sentido de testar e caracterizar as pessoas externas, mas que estão em contacto com os lares de idosos, como os diversos profissionais que prestam serviço para «tentar parar as vias de transmissão o mais rapidamente possível».

Factos

Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 0 horas de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

Fonte: Lusa

Voltar

Últimas Notícias

OMS lança campanha dirigida às gerações mais jovens.
31/05/2020
Em empresas e locais com fatores de risco na região da Grande Lisboa.
30/05/2020
Secretário de Estado da Saúde apela à responsabilidade de todos.
29/05/2020