sns-container
SNS-Print

 

Grupo de trabalho vai analisar dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias.

“Decidimos criar um grupo de trabalho liderado pelo Infarmed, que vai apresentar uma proposta a respeito de uma eventual transferência de determinados medicamentos, com prova de eficácia e segurança e já com genéricos comercializados, para potencial alteração da dispensa em farmácia hospitalar para dispensa em farmácia comunitária”, anunciou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, no decurso da conferência de imprensa para atualização dos dados relativos à pandemia por Covid-19 em Portugal .

Este grupo de trabalho terá 60 dias para apresentar a proposta que permitirá a dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias.

O grupo de trabalho será constituído por representantes da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica, Hospitais do SNS e procederá a consulta alargada às associações representativas do setor, às associações de doentes, estando expressamente determinada a consulta às ordens profissionais sobre as propostas a apresentar.

“Logo na primeira hora implementámos regimes de dispensa de medicamento hospitalar, que facilitaram – pela proximidade e simplificação – a vida dos doentes”, acrescentou Jamila Madeira. Entre 17 de março e 27 de maio, mediante os diferentes modelos adotados pelos hospitais, foi possível “servir um total de 152.061 utentes”, referiu.

O grupo de trabalho analisará ainda casos de medicamentos em que deva manter-se a gestão hospitalar, mas cuja dispensa possa ser descentralizada.

 “Temos a noção de que isto permitiu um melhor conforto e um mais fácil acesso, com a segurança necessária àquilo que o medicamento hospitalar impõe aos doentes, particularmente aos doentes crónicos”, concluiu a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 08/07/2020 

Despacho n.º 6971/2020 – Diário da República n.º 130/2020, Série II de 2020-07-07
Saúde – Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde
Cria um Grupo de Trabalho para a Dispensa de Proximidade de Medicamentos

Voltar

Últimas Notícias

Hospital São Bernardo com investimento superior a 5 milhões de euros
03/08/2020
Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas
03/08/2020
Mais de 60 doentes tratados em casa nos últimos seis meses.
03/08/2020