sns-container
SNS-Print

Nova edição dedicada à valorização da Saúde Mental de profissionais do SNS.

A valorização da Saúde Mental de profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é o tema em destaque da terceira edição da Newsletter Saúde Mental, já disponível para consulta no Portal do SNS. No seguimento do trabalho que vem sido desenvolvido, e dando relevo à estratégia prioritária da tutela para esta área, a publicação destaca o impacto da pandemia por Covid-19 sobre a saúde mental da população portuguesa.

De acordo com o editorial do Diretor do Programa Nacional de Saúde Mental (PNSM), Miguel Xavier, este impacto tem sido mais marcado durante os períodos de confinamento, evidenciando-se predominantemente pelo aparecimento (ou agravamento) de sintomas como a ansiedade, a depressão e a insónia.

Atento a esta situação, o PNSM desenvolveu desde o primeiro momento uma série de iniciativas seguindo o modelo proposto pela Organização Mundial da Saúde, e nas quais se destacam a promoção de autocuidados, comunidade, cuidados de saúde primários e serviços especializados de saúde mental.

Organizada em articulação pelo Programa Nacional Para a Saúde Mental, Conselho Nacional de Saúde Mental e Comissão Técnica de Acompanhamento da Reforma da Saúde Mental, a nova edição da Newsletter referente ao mês de abril aborda temas como:

  • Cuidar de quem cuida –  Programa de Consultas de Psiquiatria para Profissionais de Saúde;
  • Programa de Gestão Integrada de Riscos Psicossociais nos Profissionais;
  • Apoio Emocional – Linha de apoio emocional a profissionais.

A edição destaca, ainda, a vacinação de pessoas com doença mental, e informa que, durante o mês de fevereiro, foram vacinados todos os residentes de estruturas com residentes com doença mental, exceto os que se encontravam em ambiente de surto de Covid-19, assim como dos profissionais envolvidos na prestação de cuidados.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS >  Newsletter Saúde Mental

Voltar

Últimas Notícias

Agendamento para quem já foi infetado previsto para breve
17/05/2021
Data assinala-se hoje e visa lembrar a importância da prevenção.
17/05/2021
Hospital lança campanha de sensibilização.
17/05/2021