sns-container
SNS-Print

Marta Temido participou numa reunião com os Ministros da Saúde da União Europeia.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participou, por videoconferência, numa reunião Informal de Ministros da Saúde, sob a Presidência da Eslovénia ao Conselho da União Europeia (UE).

Além dos representantes, a nível ministerial, dos Estados-Membros da UE, participaram, ainda, representantes dos Estados-Membros da EFTA e outros países da Europa. Presentes ainda a Comissária Europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, o Diretor Regional da OMS Europa, Hans Kluge, o Diretor do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde, Josep Figueras, a Diretora do ECDC, Andrea Amon, e a Diretora Executiva da EMA, Emer Cooke.

A acompanhar a Ministra, estiveram Rui Ivo (Infarmed), Cristina Santos (INSA), Vitor Herdeiro (ACSS) e Válter Fonseca (DGS).

A discussão centrou-se em três pontos essenciais:

  • Reunir esforços comuns para otimizar soluções em matéria de acesso a medicamentos, bem como para a resposta a crises de saúde transfronteiriças;
  • Trabalhar em conjunto no reforço do investimento e na implementação de soluções inovadoras para robustecer os sistemas de saúde europeus;
  • Ponto de situação sobre a vacinação contra a COVID-19.


Marta Temido reconheceu a importância de existir uma estrutura europeia, como a HERA, “para atuar na preparação e resposta a emergências de saúde transfronteiriças”, sublinhando ainda a necessidade de “melhorar a comunicação e a partilha de informação a nível europeu para que que os sistemas de saúde se tornem mais resilientes”. A Ministra da Saúde destacou também a elevada cobertura vacinal portuguesa, bem como as medidas adotadas por Portugal no âmbito da vacinação e combate à pandemia.

Voltar

Últimas Notícias

Criação de uma rede de hospitais beneficentes portugueses no Brasil
15/10/2021
Hospital de Santarém dinamiza várias atividades no mês de outubro.
15/10/2021
Ministra da Saúde participa em encontro científico, no Porto.
15/10/2021